Moringa Oleífera “Árvore do Futuro”

Por: Lauren Moraes e Carlos Alberto

Conhecida como Árvore do Futuro, e sendo uma alternativa de alimento no combate a desnutrição, a Moringa Oleífera é a espécie mais estudada no mundo científico. As Moringáceas são usadas desde a antiguidade no Egito, Grécia, Roma, Índia, África e no Deserto da Judéia. A Oleífera foi introduzida no Maranhão pelo INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Foi manipulada pela burguesia que passou a usá-la como árvore de enfeite. Até que alguém descobriu e distribuiu mais um milhão de sementes, pois elas sobrevivem em solos pobres e mesmo com pouca água, resistem.

Podem também ser usadas como cercas verdes, muros vegetais, junto de todas as escolas, igrejas, hospitais e outros eventuais centros públicos. Esses taludes ecológicos teriam Moringas de metro em metro, conjugando-se com amoras, figos da Índia, cenouras, alhos e outras plantas úteis, para alimentar o povo. 

A Árvore Oleífera tem como objetivo proporcionar às pessoas que habitam em regiões carentes uma fonte rica em nutrientes naturais de maneira fácil, auto-sustentável, renovável e a custo zero, e suas principais fontes de vitaminas estão nas flores, folhas, raízes e sementes. Para que não haja contra indicações, restringe-se o uso moderado das folhas secas, diferentemente das folhas frescas.

Esta planta é uma rica fonte de vitaminas, proteínas, minerais, estrogênio etc. Todas as suas partes são usadas pela medicina para tratar muitas doenças. São usadas também em sucos de clorofila, patês,

sanduíches, cereais, papinhas, chás e muitos outros. Tem um gosto picante e ajuda na digestão.

Vemos então os benefícios trazidos com o uso correto dessa planta medicinal que contribui para reduzir os índices de mortalidade infantil e colabora para o desenvolvimento sustentável.

Nas regiões carentes são muito utilizadas devido à grande pobreza que impede o acesso aos medicamentos industrializados, que apresentam resultados menos favoráveis que a planta medicinal, é a planta que mais concentra vitamina A e todos os aminoácidos essenciais. Tem quatro vezes mais Vitaminas A que a cenoura, quatro vezes mais Cálcio que o leite, mais Ferro que as lentilhas, carne e espinafre, três vezes mais Potássio que a banana. É rica em Vitaminas B1, B2, B6, D e E. Ela tem sete vezes mais Vitamina C que a laranja, possui também Magnésio, Manganês, Zinco, Cobre, Fósforo e Enxofre e também antibióticos naturais.

Das diversas formas na qual é utilizada, serve também para potabilizar a água, para tratamentos de doenças epidérmicas, para AIDS, para fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento precoce, para fortalecer a memória e favorecer também no tratamento psiquiátrico, como por exemplo, os médicos orientais que usam flores.

 Em contrapartida, o uso das folhas secas deve ser moderado, pois essa forma (folhas secas) aumenta a concentração do ácido oxálico, que, em excesso, pode causar toxicidade nos rins, sintomas como lesões corrosivas na boca e trato-intestinal, hemorragias e cólica renal, causados pela ingestão excessiva e constante de plantas ricas nesta substância como espinafre, chocolate etc.

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco também identificaram a ação eficaz da Lectina no combate do Aedes. Trata-se de um tipo de proteína com atividade inseticida encontrada nas sementes da espécie Moringa oleífera, que vem sendo estudada desde 2005. Em experiências realizadas com amostras de água misturada com farinha extraída das sementes durante um período de 24 horas, foi confirmada a eliminação das larvas do mosquito. Ingerida, a lecitina impede o processo de digestão eabsorção de nutrientes das larvas, causando morte por desnutrição antes que elas se transformassem em mosquitos. A pesquisa está ainda analisando o período em que a Lectina leva para liquidar as larvas. Só assim será possível indicar a freqüência necessária para a reposição da farinha nos locais onde o mosquito deposita os ovos. A moringa já é utilizada para tratar a água barrenta para o consumo humano no interior de Pernambuco e Paraíba, mas a planta pode ser encontrada em todo o Brasil.”Mesmo sendo composta de todas as vitaminas citadas, demais legumes e frutas como cenoura, mandioca, banana, laranja e o leite não podem ser dispensados mediante o consumo da planta Oleífera.

Logo, as Moringáceas fortalecem o sistema imunológico como se tem verificado em diversos países e situações, motivando pesquisas científicas para descobrir o mecanismo dessa virtude.

 

Explore posts in the same categories: Gerais

14 Comentários em “Moringa Oleífera “Árvore do Futuro””


  1. O nosso grupo de trabalho esta fazendo um estudo sobre a moringa. E uma planta conhecida, tambem aqui em Mocambique, faz muito muito tempo, mas pouco descrita, ate ha pouco tempo, nas publicacoes mocambicanas.

    Quando li o artigo de Laurem Moraes e Carlos Alberto, chamou-me a atencao a questao da toxicidade, que pode surgir do consumo exagerado da folha seca.

    A questao da toxicidade parece ser um dos grandes problemas das plantas tradicionais usadas na Medicina nao-convencional, devido a falta de informacao sobre esta questao, causada em parte da dificuldade de se conhecer a implicacao do consumo de certos produtos.

    Em outros artigos que li sobre o uso da moringa na medicina, vi muitos exemplos de aplicacao da moringa no tratamento de diferentes doencas, mas nao encontrei a descricao sobre a forma como a forma como a moringa e usada. Saber que a moringa pode ser usada para este ou aquele fim, mas sem uma descricao exacta de como e usada, pode levar os utilizadores a usa-la sem obsservar alguns cuidados fundamentais.

    Face ao interesse do nosso grupo de trabalhop neste assunto, gostaria de pedir-vos que nos enviem informacao/referencias bibliograficas sobre os diferentes usos da moringa na saude, incluindo a forma como este produto ou seus derivados sao usados, para evitar os problemas de toxicidade ou outros decorrentes da nao observancia de alguns cuidados primarios.


  2. The, 08/04/10

    Por favor explique-me como devo usar as folhas verdes, a quantidade como suco ou vitaminas. Obrigada, Helena

  3. Orlando Brasil Says:

    Olá,
    meu pedido é o mesmo feito anteriormente: formas de utilização da morinha enquanto alimento e medicamento.

    Grato desde já,

    Orlando Brasil.

  4. Orlando Brasil Says:

    Reiterando os itens abaixo.

    Orlando brasil

  5. daude giva Says:

    gostari de saber se moringa tem tem benneficios na cura de infecoes

  6. jorge Raivoso Says:

    Ola!
    Por favor explique-me como devo usar as folhas verdes, a quantidade como suco ou vitaminas. Jorge Raivoso

  7. Arnaldo A. de Souza Says:

    Onde posso conseguir sementes de moringa ?

  8. Tânia Menezes Says:

    Por favor explique-me como devo usar a moringa para a eliminação da larva do Aedes. Tânia Menezes

  9. José João Ferreira Alcobio Says:

    De facto existem plantas como a Moringa e o Neem que se adaptam muito bem nas regiões semiáridas, como tenho observado aqui no interior da provincia de Inhambane /Moçambique.Infelizmente ainda são poucas as pesssoas que a conhecem.Não sei se já existe alguma publicação em português que se possa adquirir e onde conste toda a informação que se precisa .Seria muito importante para os extensionistas a divulgarem junto das populações rurais.
    Obrigado, José Alcobia, Maputo, Moçambique

  10. pereira Says:

    ola´

    sou plantador de MORINGA NO MARANHÃO E VI ESTA REPORTAGEM NO SITE DE VOCES , TENHO INTERESSE EM VENDER TODA PRODUÇÃO.
    AGUARDO RETORNO
    OBG
    (98)34791849
    (98)82817552
    (98)87169328


  11. ola pereira gostaria de informação de como planta moringa tenho uma propriedade e estou quereno invete.

  12. Pedro Lima Says:

    como posso usar a moringa no tratamento de Hemorragia intestinal?

  13. REJANE SILVA Says:

    BOA TARDE.
    REJANE SILVA.

    GOSTARIA DE SABER COMO USAR A MORINGA EM PESSOAS IDOSAS COM 95 ANOS QUE ESTÃO DESNUTRIDAS, FRACAS COM SISTEMA IMUNOLÓGICO BAIXO. COMO USAR QUANTO DEVE SER USADO POR DIA E QUAL A CONTRA INDICAÇÃO DO USO NOS IDOSOS, ONDE ENCONTRA EM GOIÂNIA – GOIÁS.
    JÁ EXISTE EM FORMA DE CÁPSULAS ? OU AS FOLHAS E OUTRA PARTE DA PLANTA QUE SE USA TEM EM PÓ PARA CHÁS JÁ PRONTO PARA USO?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: