Leitura: Prazer e Conhecimento

  Por: Josiane Bittencourt

 O ato de ler vem sido uma das atividades mais praticadas pelo homem nos últimos tempos. A leitura é uma forma de escapar e ao mesmo tempo compreender melhor o mundo a nossa volta. O modo mais prazeroso e divertido de obter informações e abrir nossa mente para colocá-las em prática.

Uma pessoa que costuma ler freqüentemente pode até passar por uma mudança na vida.

Os livros nos levam a lugares desconhecidos, que podem influenciar nosso modo de agir e pensar. Essa é a principal forma que a leitura usa para até mesmo mudar nossas vidas. Como seres racionais temos a obrigação de pensar, refletir, mas as vezes não fazemos por puro comodismo.

 A leitura nos faz pensar, sair desse comodismo e principalmente saber questionar. O homem não é o dono da verdade, e até sem perceber acaba ensinando aos filhos coisas que não são concretas, porque a eles também foi ensinado. Buscar mais informação e conhecimento nos faz pensar em assuntos mais interessantes, úteis, e questionar aquilo que já foi ensinado.

O ato de ler é um costume que de início parece difícil de adquirir. Devemos pegar um livro por prazer, por curiosidade de explorar seu conteúdo, é assim que surgi um tipo de vício pela leitura.

Muitas crianças não gostam de ler porque são forçadas pelos pais ou professores. É preciso dar o exemplo, ler e mostrar para a criança porque isso é importante. Mas isso não acontece apenas com as crianças. Num país como o Brasil, onde a corrupção é imensa, o governo se interessa em não passar nem transmitir conhecimento para o povo. A partir do momento que os leitores começarem a abrir suas mentes e questionar mais a sociedade, políticos corruptos não seriam eleitos, então eles preferem manter o povo na escuridão.

 O filósofo Platão costumava dizer que para enxergar o mundo é preciso sair da caverna. A luz está do lado de fora, e a escuridão de dentro deixa as pessoas cegas. Se você quiser ver a luz, adquira conhecimento. Como? Lendo!

Explore posts in the same categories: Gerais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: