Projeto de geração de renda e sustentabilidade completa dois anos

imag4663
Coleta seletiva de materiais produz 40 toneladas mês em Lorena

Por : Eduardo Gois

Depois de muita luta,esforço e três anos sem emprego, a catadora de material reciclável,Rosa Marlene Lopes,38 anos, mãe solteira de sete filhos,conseguiu realizar alguns desejos de consumo,como comprar móveis e eletrodomésticos.Isso só foi possível graças ao trabalho que ela está realizando no Recicras, que é um projeto de reciclagem de lixo que tem como objetivo gerar renda às famílias em situação de vulnerabilidade social e que hoje atende cerca de 40 famílias em Lorena,além de colaborar com o meio ambiente,na organização e limpeza da cidade.
O projeto funciona há dois anos,e às famílias que se beneficiam são rastreadas por uma equipe de Assistentes Sociais e psicólogas.Após o rastreamento, uma vez identificado o perfil de risco social,os atendidos pelo CRAS são encaminhados ao início das atividades de coleta de materiais.
A iniciativa é amparada pela unidade número dois do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social que fica localizada no Bairro Santo Antônio em Lorena.
“Hoje coletamos aproximadamente 40 toneladas de materiais por mês, são mais de 18 mil reais em média que iriam direto para o lixão de Cachoeira Paulista,poluir o meio ambiente.Mas que agora geram renda e alimentam mais de 200 pessoas”,diz a coordenadora da segunda unidade do CRAS,Elaine Lopes de Oliveira.
No início das atividades em 2006 a produção era menor que 20 toneladas por mês o que caracteriza um aumento de mais de 100% em produção e atendimento às famílias.
A principal proposta do projeto, além de colaborar com os meios sustentáveis é proporcionar uma condição de trabalho digna para as famílias em situação de vulnerabilidade social que estão envolvidas.Todos os participantes do projeto recebem suporte social e psicológico do Cras.
Hoje, cerca de 20 cooperados estão ligados diretamente com cooperativa e conseguem atingir uma renda em torno dos R$ 400 mês.
“Além do aspecto social o projeto tem principalmente o papel de colaborar com o ambiente em que vivemos.”Se cada um fizer a sua parte teremos um mundo menos sofrido,com menos poluição,devastação e degradação do meio ambiente.E nossos filhos e netos terão uma vida mais tranqüila,afirma a Coordenadora .
Para colaborar com o Recicras,com doação de materiais,basta entrar em contato no telefone (12) 3152 3304.

Explore posts in the same categories: Gerais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: